sábado, 6 de setembro de 2014

Vida Maria - Atividades sobre o curta Vida Maria




Há muitas gerações, mulheres nordestinas repetem o ciclo: abandonar o estudo para trabalhar, casar, ter filhos e envelhecer. O curta acompanha a vida de Maria José, desde os 5 anos de idade, na labuta diária do pilão, no envelhecer calado que transforma seu corpo, revelando as marcas do tempo. Os cenários, construídos a partir de pesquisas no sertão cearense, do Nordeste brasileiro, mostra texturas e cores como o pano de fundo de uma história que não muda. (Duração: 08 minutos)
No ano passado, apresentei o curta acima, chamado "Vida Maria" aos meus alunos do oitavo ano, e eles gostaram bastante! Em seguida, propus a seguinte atividade, por mim elaborada, e gostaria de saber a opinião de vocês e da experiência com seus alunos, caso façam uso dela!
01) O que a cena sugere sobre o espaço nela representado: ele é urbano ou rural? Que elementos permitem afirmar isso?

02) Que tipo de sensação o curta provocou em você?

 (     ) Pena     (    ) Descrença   (    ) Revolta    (    ) Tristeza    (   ) Outro (qual?) _____________

03) Justifique a resposta dada à questão anterior:

04) Por que o autor escolheu justamente o nome composto Maria José para a protagonista e não outro? O que essa escolha revela?

05) Por que para a mãe de Maria José “desenhar o nome” era perda de tempo? O que você pensa a respeito dessa opinião dela? Comente:

06) Que recurso foi usado para marcar a passagem do tempo?

07) Por que o autor mal apresentou a personagem Antônio e logo em seguida Maria já estava grávida?

08) O curta aborda um tema bastante discutido ultimamente, que é a questão do trabalho infantil. O que você pensa a respeito disso? Você acha que em regiões urbanizadas também existem crianças que trabalham?

09) Além de abordar o trabalho infantil, o curta aborda um hábito cultural que é passado de geração em geração. Que hábito é esse? Como foi possível perceber isso no filme?

10) Por que provavelmente todas as Marias escolhiam “desenhar o nome” no mesmo caderno e sempre no mesmo lugar: na janela? “Viaje” para responder!

11) De que parte do curta você mais gostou? Por quê?

12) Que mensagem o curta lhe transmitiu? Explique da melhor maneira possível:

13) Podemos dizer que todas as Marias que passaram por aquele caderninho tiveram, de certa forma, um mesmo sonho. Qual?

14) Agora escreva um bilhete destinado a todas as Marias:


O filme mostra a história do que se mais vê aqui no interior do nordeste, onde vemos crianças que tem sua infância interrompida muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida aos poucos recursos e a más condições.
A Maria que aparece no filme mostra satisfação no que faz, em apenas escrever seu primeiro nome a princípio, o momento em que sua mãe lhe chama a atenção, é tirada, não só a atenção como seu futuro de ser uma pessoa diferente que sua mãe, que não tem uma visão do futuro, querendo dar a filha a mesma criação que teve.
O objetivo do curta é mostra que devemos dar sempre mais que tivemos pros demais, para tentar construir um futuro que não tivemos, e estar sempre a procura do melhor e não se acomodar naquilo que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário